BEM VINDO AO REDE D'OR SÃO LUIZ

Fale Conosco

O que você procura

E-Saúde


26/10/2018 - Cirurgia Robótica – A Nova Fronteira na Cirurgia Reconstrutora Urogenital


 


André Cavalcanti 
Urologista - Hospitais Quinta D'Or e Caxias D'Or.
Professor Adjunto de Urologia da UNIRIO.
Responsável pelo Ambulatório de Cirurgia Reconstrutora Uro-Genital - HFCF.
Coordenador do Departamento de Trauma e Cirurgia Reconstrutora da Sociedade Brasileira de Urologia.


A Cirurgia Reconstrutora Urogenital é uma subespecialidade da Urologia que tem como objetivo a recuperação funcional e cosmética de órgãos do trato gênito-urinário atingidos por situações como traumas, doenças congênitas ou lesões iatrogênicas. Como subespecialidade vem em amplo crescimento nas últimas décadas, atraindo interesse de diversas instituições e do programa científico dos mais conceituados congressos urológicos.

A Cirurgia Robótica vem avançando de forma galopante na Urologia, principalmente nos procedimentos de uro-oncologia. Durante o último Congresso da AUA-Associação Americana de Urologia no último mês de maio, em San Francisco, também pudemos observar que começa a crescer a sua utilização na Cirurgia Reconstrutora. O tema foi inclusive parte da sessão da Sociedade Internacional dos Cirurgiões Reconstrutores (GURS - Society of Genitourinary Reconstructive Surgeons, em inglês).

É certo que hoje já podemos colocar a Cirurgia Robótica no “armamentarium” dos cirurgiões reconstrutores em situações como: reconstruções de ureter, derivações urinárias, tratamento de fístulas urinárias, implantes abdominais de esfíncteres artificiais e mais recentemente em acessos abdominais para reconstruções uretrais.

De forma pioneira no Brasil, o Grupo de Cirurgia Robótica do Hospital Quinta D’Or iniciou a utilização do Robô no auxílio de procedimentos urológicos reconstrutores que necessitam de acesso abdominal.