BEM VINDO AO REDE D'OR SÃO LUIZ

Fale Conosco

O que você procura

E-Saúde


26/10/2018 - I Workshop Internacional de Cirurgia Robótica Torácica e III Simpósio Internacional de Diagnóstico em Câncer de Pulmão Oncologia D’Or





Dr. Carlos Eduardo Lima
Mestre em cirurgia torácica pela UFRJ. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), cirurgião torácico do Hospital Pedro Ernesto/UERJ e cirurgião torácico oncológico da Rede D’Or São Luiz.

Tive a oportunidade de participar de dois grandes eventos voltados para o diagnóstico e o tratamento do câncer de pulmão. Foram três dias de muito aprendizado e troca de experiências entre diversos especialistas de todo o Brasil e renomados especialistas estrangeiros.

No dia 30 de agosto de 2018, foi realizado, no Centro de Estudos do Hospital Copa Star, em Copacabana, Rio de Janeiro, o I Workshop Internacional de Cirurgia Robótica Torácica. O evento foi restrito a cirurgiões torácicos e contou com mais de 150 inscritos de todas as regiões do país. Estiveram presentes como convidados internacionais o Dr. Mark Dylewski (EUA) e a Dra. Giulia Veronesi (Itália). Foram discutidos vários aspectos técnicos da cirurgia torácica robótica, desde a implantação de um programa até as mais diversas aplicações técnicas.

Ficou evidente a crescente demanda por formação e informação acerca da técnica pelos cirurgiões, assim como o interesse institucional por sua difusão.
O ponto alto do evento foi a realização de uma timectomia robótica pela Dra. Giulia Veronesi, com transmissão para o auditório.

Já nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, aconteceu, no centro de convenções do Hotel Prodigy Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, o III Simpósio Internacional de Diagnóstico em Câncer de Pulmão Oncologia D’Or, do qual participaram especialistas de diversas áreas de todo o país. Foram mais de 600 inscritos, o que evidencia o grande interesse no aperfeiçoamento,  que vai desde a busca do diagnóstico até o tratamento do câncer de pulmão. 

Foram debatidos temas atuais na área da oncologia torácica, como a imunoterapia e o impacto positivo que esse tratamento tem alcançado em pacientes com câncer de pulmão. A plateia teve a oportunidade de assistir a uma lobectomia robótica, realizada no Hospital Copa Star, com transmissão ao vivo para o auditório. O procedimento foi realizado pelo Dr. Mark Dylewski, um dos pioneiros na cirurgia torácica robótica mundial. Essa técnica minimamente invasiva é considerada um grande avanço no tratamento cirúrgico do paciente com câncer de pulmão, permitindo uma recuperação mais rápida e com menos intercorrências.

Diante do sucesso desse grande evento, no qual todos se reuniram em busca do combate ao câncer de pulmão, fica claro que os principais beneficiados serão os nossos pacientes.