BEM VINDO AO REDE D'OR SÃO LUIZ

Fale Conosco

O que você procura

E-Saúde


22/12/2017 - Emergências em Pediatria e Neonatologia: nova pós-graduação em Olinda


 

 

Emergências em Pediatria e Neonatologia: nova pós-graduação em Olinda


O Hospital Esperança Olinda, em Pernambuco, sediará a especialização lato sensu em “Emergências em Pediatria e Neonatologia”, oferecida pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek (IBCMED). Certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela American Heart Association, a pós-graduação será ministrada por mestres da Universidade Estadual Paulista (Unesp), referência nacional em Emergência e UTI Pediátrica. As aulas têm início em fevereiro de 2018.


A pós-graduação responde à necessidade de proporcionar uma formação de qualidade a um crescente número de profissionais interessados em trabalhar em unidades de terapia intensiva e serviços médicos de urgência com foco na Pediatria. O programa inclui as principais emergências cardiovasculares, respiratórias e neurológicas em crianças e bebês.


Entre as habilidades desenvolvidas durante a formação, estão a capacidade de interpretar exames complementares e de diagnóstico por imagem, além de treinamentos para a realização de procedimentos como reanimação cardiopulmonar, acesso vascular e à via área e assistência ventilatória pulmonar mecânica.


O curso conta com aulas presenciais e abordagem teórico-prática, com mestres reconhecidos e experientes no ensino e pesquisa em emergências pediátricas e neonatais, e possui material didático com referências bibliográficas atualizadas e acompanhamento do aluno em ambiente virtual. Os alunos também poderão ter acesso aos professores para a discussão de casos vivenciados na prática diária.


Inicialmente, os temas ligados a emergências neonatais e pediátricas eram abordados em atividades de educação continuada voltadas apenas para a equipe médica do Hospital Esperança Olinda. “Percebemos o interesse dos pediatras em ampliar sua formação e aprimorar seus conhecimentos, com esse olhar mais voltado a pacientes críticos. Resolvemos oferecer o curso aqui na unidade. Depois, abrimos para médicos externos porque o tema é relevante e há procura, inclusive, de profissionais de outros estados”, explica Igor Colaço, gestor da Pediatria do Hospital Esperança Olinda.


Segundo Colaço, a nova pós-graduação gerou expectativa positiva. “Isso acontece devido ao perfil desses profissionais, que buscam o entendimento do gerenciamento de protocolos específicos e das condutas em casos de urgência. Dessa forma, é estabelecida uma continuidade do atendimento com uma assistência específica e mais adequada, quando necessária, na UTI”, diz.


Além de fortalecer a cultura da educação continuada e das boas práticas, a iniciativa soma-se ao conjunto das ações empreendidas pela unidade como forma de agregar valor à assistência e à qualidade percebida pelos pacientes.


Pós-graduação em Emergências em Pediatria e Neonatologia

Certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela American Heart Association

Duração: 18 meses, com módulos bimestrais.

Local: Hospital Esperança Olinda, auditório Quatro Cantos, 6º andar.

Inscrições: ibcmed.org/emergencias-pediatria-neonatologia.

Mais informações: 0800 892 4884. Central de matrículas: André Rosa (supervisor) – andre@ibcmed.org / 51 3022-6888.